Dia da Consciência Negra – Frase e Piada

Existem aqui no Trombone alguns textos dos quais gosto muito e que postaria todos os anos, na época oportuna, mas não faço.

Não sei  porque  apenas abro exceção  para dois.  Um, às vésperas da Parada Gay e outro contendo frase a respeito do Dia Da Consciência Negra.

Acho legal a ideia de se ter um dia em homenagem aos negros. Sou a favor da emancipação das minorias e talvez o começo seja esse mesmo – um simples dia no calendário dedicado a esses grupos oprimidos. Mas a frase é bem legal, quem me passou foi o Saudoso Zé Rodrix.  Ele disse que a frase foi feita por um grupo de amigos, entre os quais um negro.  Lá vai:

“Inventaram UM dia da Consciência Negra só para deixar a negrada inconsciente o resto do ano”

Ocorreu-me também piada de domínio público a respeito do assunto.  Aliás, piada que brinca com a falta de consciência negra do mais importante ídolo do esporte. Lá vai.

Um negro  consegue driblar toda a burocracia; finalmente, é recebido por Pelé.   Com paciência e generosidade, Pelé escuta todos os preconceitos e discriminações de que o outro estava sendo vítima. Paternalmente,  Pelé tenta confortá-lo:

– Eu entendo bem o seu problema, meu filho.  Eu também já fui preto.

Sem querer lavar as mãos,  tanto a piada  quanto à frase não são minhas. Gostando ou não da frase, da piada,  do meu post, enfim,  mais uma vez,  este Trombone abre  canal para quem quiser se manifestar sobre o tema.

De qualquer forma, Feliz Dia da Consciência Negra para todos, sejam sua consciência e sua pele da cor que forem!

4 comentários sobre “Dia da Consciência Negra – Frase e Piada

  1. As duas piadas são ótimas. Frases, piadas, vale tudo para que o ser humano retorne o domínio da “boa palavra”. Palavras são como sementes, um dia se colhe. Transcrevo um pequeno poema de Jack “outlaw” Jackson, assaltante de banco americano que sabia muito bem o que dizia: “Vigie seus pensamentos, eles tornam-se palavras. / Vigie suas palavras, elas tornam-se ações. / Vigie suas ações, elas tornam-se hábitos. / Vigie seus hábitos, eles formam seu caráter./ Vigie seu caráter, ele se torna seu destino.” Só para exemplificar Waack caiu no sumidouro do paradigma que cultivou. Vamos cultivar boas palavras e boas histórias. Abraço Mayr

    1. Caro Junior:

      Não sei, a data é feriado em algumas cidades. Até onde eu sei, não é feriado nacional. Assim, suas excelências Bulsonaro ou João Dória (estamos bem, né?) não sei se apitariam muito.

      Abraços

      Paulo Mayr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *